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Ê realmente perigoso?

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  • #16
    Re: Ê realmente perigoso?

    Original do Itamar é roda 15x4,5 e pneus 165R15.
    Estranho ficar pesado. O alinhamento está correto? Normalmente, quando a divergência das rodas está bastante fora, deixa a direção pesada.
    Eu uso radiais General Tire Altimax HP 195/65R15 em rodas Mangels (de ferro) 15x5,5" na dianteira e Bridgestone Potenza GIII na traseira, e não fica pesado, muito pelo contrário!
    Marcos Fuscão 74 vermelho - Aspirado 92mmx78.4mm - comando Kombi Tork VW 116 - Uma Weber 40 Centermount

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    • #17
      Re: Ê realmente perigoso?

      Pneus com essa configuração diagonal x radial o carro sai de frente. Direção pesada pode ser o ajuste da caixa de direção que foi muito apertado.
      CUP2 17x7x9 Brembo.w.Servo&Master.Cylinder/IRS/CB Dropped Spindle
      GTI 2.1 16V Turbo Forged/Sapinho/Fueltech GL

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      • #18
        Re: Ê realmente perigoso?

        Eu vou comprar dois Cooper Cobra 215/70-14 para colocar na traseira do meu.
        Se fica bom eu não sei, mas vai ficar bem legal aqueles pneus de carro V8 com as letras brancas.
        2276 FK8 .

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        • #19
          Re: Ê realmente perigoso?

          Postado originalmente por luiz Ver Post
          Eu vou comprar dois Cooper Cobra 215/70-14 para colocar na traseira do meu.
          Se fica bom eu não sei, mas vai ficar bem legal aqueles pneus de carro V8 com as letras brancas.
          São show.
          Arquivos Anexos
          Fusca - 1968
          1.9 - Gasolina - Aspirado / Injetado
          123cv@5250 / 19.1Kgm@4050 by NunesPreparações

          http://www.fusca4ever.com.br/showthr...etado-Fueltech

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          • #20
            Re: Ê realmente perigoso?

            Exatamente esses.
            2276 FK8 .

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            • #21
              Re: Ê realmente perigoso?

              Normalmente o maior perigo se encontra entre a interface volante e banco do motorista, tipo habilidade,conhecimento e limites do carro etc.. ..
              Last edited by lubisomem01; 14-04-2013, 04:16 PM.
              Abrços
              Luby
              http://pumaslubisomem.blogspot.com/

              Rio de Janeiro - RJ

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              • #22
                Re: Ê realmente perigoso?

                Postado originalmente por lubisomem01 Ver Post
                Normalmente o maior perigo se encontra entre a interface volante e banco do motorista, tipo habilidade,conhecimento e limites do carro etc.. ..
                é... fiz uns testes com a configuração diagonal na frente (5.60 15) e radiais 165 R15 e realmente o carro a partir de 80km/hr começa a ficar instável, cheguei aos 120, mas realmente nada confiável...
                o problema é que meu teste NÃO é conclusivo porque no afã de deixar a direção leve em manobras, alterei o CASTER calçando (4mm) o tubo superior da suspensão.
                Vou tirar os calços e verificar se a estabilidade melhora, mantendo o mix: dianteira c/diagonais e trazeira c/radiais.
                Aparentemente estou chegando na solução, porque a direçao com pneus finos na dianteira fica bem + leve !!!
                A outra possibilidade para a dianteira é montar os pneus radiais 165 R15 nas rodas originais em rodas originais com tala de 4,5", como o colega do forum indicou que é a montagem original na dianteira do ITAMAR.

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                • #23
                  Re: Ê realmente perigoso?

                  creio que talvez seja o mais indicado mesmo a config. do itamar e pode aumentar um pouco a calibragem, sempre ajuda um pouco tambem ...
                  Abrços
                  Luby
                  http://pumaslubisomem.blogspot.com/

                  Rio de Janeiro - RJ

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                  • #24
                    Re: Ê realmente perigoso?

                    Problema é que aumentando a calibragem dos pneus dianteiros o chapéu de napoleão sofre muito.
                    Teresina/PI
                    Fuscão 72 1500

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                    • #25
                      Re: Ê realmente perigoso?

                      Postado originalmente por GEDSELLET Ver Post
                      é... fiz uns testes com a configuração diagonal na frente (5.60 15) e radiais 165 R15 e realmente o carro a partir de 80km/hr começa a ficar instável, cheguei aos 120, mas realmente nada confiável...
                      o problema é que meu teste NÃO é conclusivo porque no afã de deixar a direção leve em manobras, alterei o CASTER calçando (4mm) o tubo superior da suspensão.
                      Vou tirar os calços e verificar se a estabilidade melhora, mantendo o mix: dianteira c/diagonais e trazeira c/radiais.
                      Aparentemente estou chegando na solução, porque a direçao com pneus finos na dianteira fica bem + leve !!!
                      A outra possibilidade para a dianteira é montar os pneus radiais 165 R15 nas rodas originais em rodas originais com tala de 4,5", como o colega do forum indicou que é a montagem original na dianteira do ITAMAR.
                      Acho que você mexeu no lado errado da susp., tente colocar o calço no eixo inferior.
                      Colocando o calço em cima você deixa o Caster negativo e isso quase não é usado, principalmente em carros de passeio. O normal é ter o Caster positivo mesmo.

                      2276 FK8 .

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                      • #26
                        Re: Ê realmente perigoso?

                        Essa imagem ficou horrivel aqui.
                        É melhor olharem direto lá no site

                        http://www.freeasestudyguides.com/caster-vs-camber.html
                        2276 FK8 .

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                        • #27
                          Re: Ê realmente perigoso?

                          Cheguei a colocar estes calços no tubo inferior, mas deixou a direção pesada e não ajudou muito na estabilidade direcional em alta (+120km/h). A estabilidade melhorou quando tirei os calços e ajustei direitinho a folga dos rolamentos dianteiros. Provavelmente o calço não ajudou porque uso altura na dianteira próxima à original. Em carros bem rebaixados (um a dois dedos do pneu ao paralama, o meu está com mais de 4) deve funcionar. Como raramente ando acima de 160km/h, deixei estes detalhes de lado. Em tempo: uso amortecedores traseiros do Corsa pressurizados (Cofap Turbogás) na dianteira e amortecedores traseiros pressurizados (Cofap Turbogás) do Astra na traseira. Hoje usaria amortecedores dianteiros originais (mais macios) e traseiros de D20 (menor curso), pois a dianteira aparenta estar mais dura do que gostaria, e os traseiros do Astra dão mais curso, fazendo a traseira subir muito de um lado em uma curva.
                          Marcos Fuscão 74 vermelho - Aspirado 92mmx78.4mm - comando Kombi Tork VW 116 - Uma Weber 40 Centermount

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                          • #28
                            Re: Ê realmente perigoso?

                            Postado originalmente por luiz Ver Post
                            Acho que você mexeu no lado errado da susp., tente colocar o calço no eixo inferior.
                            Colocando o calço em cima você deixa o Caster negativo e isso quase não é usado, principalmente em carros de passeio. O normal é ter o Caster positivo mesmo.

                            Então Luiz, o meu raciocínio foi o seguinte: pela análise dos tópicos aqui do Forum, o pessoal coloca calços no tubo inferior quando o carro está "passarinhando", que não é o meu caso.
                            O meu problema é a dificuldade de manobrar com o carro com direção muito pesada.
                            Quanto mais Choper a direção + estável em velocidade, porém + pesado vai ficando com veículo parado ou em operações de manobra.
                            Outro fator que me levou a calçar em cima foi a analogia com carrinho de supermercado os quais tem uma configuração de rodas inverso das motos choper. (sem gozação hein!)
                            E vc. tem que convir que carrinho de supermercado é o que tem de bom para manobrar.

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                            • #29
                              Re: Ê realmente perigoso?

                              Cara eu investigaria a "suspension" (tenho que escrever assim, senão vira tudo asterisco).
                              Com o carro levantado você consegue virar as rodas com as mãos sem dificuldade? Se tiver sentindo alguma coisa pode ser alguma peça pegando mesmo.
                              Ai eu já descarto a configuração dos pneus caso eles estejam bem calibrados.
                              O amortecedor de direção já foi verificado?
                              Eu aposto em algo com defeito no sistema mesmo e não Caster e nem pneu.
                              2276 FK8 .

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                              • #30
                                Re: Ê realmente perigoso?

                                Postado originalmente por Madai Ver Post
                                Cheguei a colocar estes calços no tubo inferior, mas deixou a direção pesada e não ajudou muito na estabilidade direcional em alta (+120km/h). A estabilidade melhorou quando tirei os calços e ajustei direitinho a folga dos rolamentos dianteiros. Provavelmente o calço não ajudou porque uso altura na dianteira próxima à original. Em carros bem rebaixados (um a dois dedos do pneu ao paralama, o meu está com mais de 4) deve funcionar. Como raramente ando acima de 160km/h, deixei estes detalhes de lado. Em tempo: uso amortecedores traseiros do Corsa pressurizados (Cofap Turbogás) na dianteira e amortecedores traseiros pressurizados (Cofap Turbogás) do Astra na traseira. Hoje usaria amortecedores dianteiros originais (mais macios) e traseiros de D20 (menor curso), pois a dianteira aparenta estar mais dura do que gostaria, e os traseiros do Astra dão mais curso, fazendo a traseira subir muito de um lado em uma curva.
                                Olha Madai, aconteceu + ou menos a mesma coisa comigo:
                                Fui colocando calços progressivamente + grossos, mas em CIMA, e não senti praticamente nenhuma alteração em termos de manobrabilidade e de estabilidade.
                                Isto antes de colocar pneus + finos na dianteira, quando a direção ficou ótima para manobras mas em compensação o carro ficou instável a partir de 80km/hr.
                                Essa semana vou tirar os calços e manter pneus finos na frente e verificar os items manobrabilidade e estabilidade em média/alta velocidade.
                                Agora tem o seguinte:
                                160km/hr >> o meu carro não chega lá (ainda + com pneus 165 R15 na traseira).
                                Essa velocidade eu coloquei uma única vez por alguns micro-segundos, só que... era um Dodge Charger RT e percebi que o capô estava afundando!

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